Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Mensagem de ano novo - Pr. Hiramar Paiva



Mais um ano está findando e mais um ano está chegando.  É momento de parar e fazer ponderações sobre o ano findo. Ao mesmo tempo, é momento de planejar o ano vindouro. Quem sabe, seja tempo de se preocupar com o futuro?
Afinal de contas, o que é um ano e o que representa este período de tempo? Bem, é possível analisar um ano de várias maneiras. Existe a maneira fria e calculada da matemática. Assim, matematicamente, um ano é: Período de tempo formado por: doze meses, cinquenta e sete semanas, trezentos e sessenta e cinco dias, oito mil setecentas e sessenta horas, quinhentos e vinte e cinco mil e seiscentos minutos e trinta e um milhões e quinhentos e trinta e seis segundos. Ufa, é muita coisa, e no tic e tac do relógio, dois mil e onze está no finzinho.
Sinceramente, acho que essa não é a melhor maneira de se analisar algo tão importante, como um ano de vida. Então analisemos pelas experiências vividas. De modo geral, podemos dizer assim: Um ano de vida, espaço de tempo no qual: Rimos e choramos, ganhamos e perdemos, falamos e ouvimos, trabalhamos e descansamos, confiamos e duvidamos, amamos e odiamos.
Há àqueles que preferem uma análise direta, mas um tanto lacônica: Um ano, período de tempo que “passou muito rápido”. Contudo, estive pensando que, provavelmente, isso também não seja lá muito sábio; ou você já se esqueceu daquela hora que perdeu no trânsito ou na fila do banco? Agora, vai me dizer que passou rapidamente? E àquelas noites, nas quais não conseguiu pregar o olho, preocupado com “algo muito importante” que precisava “resolver” no dia seguinte? Vai me dizer que não pareceram uma eternidade?
Eu prefiro fazer uma reflexão do ponto de vistas das três esferas que compõem o tempo: Passado, presente e futuro. A reflexão é a seguinte: No Passado: O ano acabou e deixei de fazer muita coisa importante: Não amei o próximo como deveria; não li àquele livro, não perdoei os que me ofenderam; não priorizei os valores espirituais; não busquei maior intimidade com Deus; não me esforcei para ser mais perecido com o meu Mestre, Jesus de Nazaré; não fui generoso o bastante; não enxuguei as lágrimas dos que vi chorar; não fui companheiro dos que estavam sós; não fui aquele amigo que é mais chegado que um irmão. No presente: Hoje, dia trinta de dezembro, prometo: Corrigir todos os erros cometidos, não apenas no transcorrer do último ano, mas durante todos os anos da minha vida e fazer tudo aquilo de bom e generoso que não fiz até hoje. No futuro: Bem no futuro, não sei se conseguirei fazer tudo aquilo que estou prometendo hoje, mas de uma coisa tenho certeza: Continuarei necessitando da sua ajuda, do seu apoio do seu ombro amigo, da sua amizade, da sua compreensão, dos seus conselhos, das suas orações e do seu amor sincero. Acima de tudo, porém, tenho a plena convicção que se você não puder me dá tudo isso ou se não quiser ou se estiver ocupado demais, não estarei só. Deus estará sempre comigo, suprindo as minhas necessidades, renovando as minhas forças, alimentando as minhas esperanças, assistindo o meu espírito e guiando os meus caminhos. Bem, acho que não vou reclamar do ano que está terminado e nem me preocupar com o ano que está por vir, simplesmente aceitarei a vontade de Deus na minha vida e deixarei que Ele cuide de mim.
Pr. Hiramar Paiva, sexta-feira, 30 de dezembro de 2011  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja sincero, verdadeiro. Busque contribuir para a edificação de outros.