Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de março de 2011

Brasil, um país de TODOS?

Nunca se falou tanto em igualdade, quebra de preconceitos e garantia de direitos ao cidadão brasileiro quanto em nossos dias. Há uma balbúrdia muito grande em torno desses temas nas casas do legislativo, nos meios de comunicação, nas rodas de conversas informais, enfim, nos mais diversos segmentos da sociedade.
No entanto, nunca se viu tanta falta de respeito para com o povo. Buscam-se os direitos de alguns que reclamam ter sido castrados e maltratados durante séculos, o que não digo ser falso, mas em detrimento dos demais, o que, afirmo, não é justo.
Tomemos como exemplo o tema da "homofobia", que é a coqueluche do momento. O que é isso? Se levarmos em conta o sentido da palavra, a homofobia é um crime, verdadeiramente. Homossexuais foram mortos, espancados, queimados, apedrejados, demitidos, e outras tantas coisas terríveis, por causa de sua condição. Mas desde quando uma lei vai mudar isso? Desde quando criminoso se preocupa com a lei? Você já viu isso? Já viu criminoso olhar os códigos da legalidade antes de tomar suas atitudes perversas contra alguém? A lei a que nos referimos aqui vai apenas tentar compensar essas pessoas, retirando de outras o direito de expressar seu pensamento. Sim, porque elas vão continuar tendo suas idéias próprias, mas não vão poder expressá-las, por MEDO. Uma pessoa por ser de bem, não tem que concordar com o que eu faço ou deixo de fazer, nem com o que você faz ou deixa de fazer. Somos seres diferentes. Somos "livres" - será? no Brasil? Até quando?
O que é ilegal, imoral e impiedoso é não respeitar o ser humano, seja ele hetero, homo, alguém que resolva andar plantando bananeira, ou o que for. Todos merecem respeito por ser gente, semelhante nosso. Sempre estudei ou trabalhei com homossexuais, sempre tive uma relação respeitosa e amiga com todos, apesar eles saberem exatamente meu pensar sobre algumas de suas atitudes, também me respeitavam e nos ajudávamos mutuamente, quando necessário. Éramos colegas mesmo nas diferenças, e principalmente por causa delas, em alguns momentos, quando me via na situação de precisar defender alguns deles de pessoas de mente doente, que tentavam confundir as coisas e agir com perversidade.
Quem massacra uma pessoa por ser diferente, em qualquer esfera, merece pagar pelo crime. Quem maltrata, o faz, não porque considere pecado o que o outro faz ou algo dessa natureza, mas simplesmente porque ele não se encaixa nos seus moldes. Se creio que alguém está fazendo algo errado, tento demonstrar meu interesse no seu bem, posso chamá-lo pra perto, pra mostrar o que penso e que ele possa escolher, assim como ele se mostra a mim e eu não o rejeito por isso, mas sempre com transparência e a Palavra da Verdade acima de tudo.  Deus tem amor e vida pra dar a essas pessoas e eu posso ser um meio de elas o conhecerem, mas não é agindo com truculência que vou demonstrar esse amor. Agora, a livre expressão de pensamento é um direito irrevogável e intocável.  Não podemos nos permitir cegar ao ponto de ficar calados diante de tão grande ameça a conquistas que custaram tantas lutas de pessoas que viveram aqui antes de nós.
Não é uma questão de mero posicionamento religioso, moral ou pessoal. Trata-se de defender o direito de livre pensar e expressar, que é umas das poucas coisas que o povo ainda tem a seu favor.Vamos acordar. A lei, em si, não liberta povo nenhum. A consciência livre, limpa e pura é que faz um povo ser povo e ser honrado. Acorda, Brasil!

2 comentários:

  1. Eu tambem não consigo entender esta onda de homofobia, de ultranacionalismo, de xenofobia mesmo que vem assolando o mundo. aqui em Saõ paulo nós os nordestinos sofremos muito, até no trabalho ouvimos comentarios depreciativos. Muito bem expressado Miriam! Ótima noite para vc! Parabens pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, amiga. Fique à vontade pra comentar sempre. É muito bem vinda.

    ResponderExcluir

Seja sincero, verdadeiro. Busque contribuir para a edificação de outros.